Destaque no Acre: Programa adotado pela Prefeitura de Brasiléia humaniza serviços de saúde com entrega de remédios diretamente no lar de pacientes que não podem se deslocar até a farmácia municipal
- Prefeitura de Brasiléia
- há 12 minutos
- 1 min de leitura

O projeto “Medicamento em Casa” tem como objetivo garantir o acesso, seguro e humanizado aos medicamentos de uso contínuo, promovendo a equidade no cuidado e assegurando o direito à saúde aos usuários em situação de vulnerabilidade no município de Brasiléia.
Fruto desse programa, Brasiléia foi a cidade vencedora do Alto Acre da 6ª Mostra “Acre, Aqui Tem SUS” – Modalidade I, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS e será uma das representantes do Estado do Acre no Congresso Nacional, que será realizado em Belo Horizonte (MG), no mês de junho.

O projeto vencedor foi apresentado pela farmacêutica municipal Kelly Monteiro, com coautoria de Luiz Marinho. A produção do vídeo de apresentação ficou a cargo do videomaker Matheus Gomes.
Instituído pela Lei Municipal nº 1.130, de 24 de maio de 2022, começou a ser executado no ano de 2024, ainda na gestão da Prefeita Fernanda Hassem e segue como uma ação positiva na administração Carlinhos do Pelado.
“É uma iniciativa que leva dignidade, cuidado e saúde diretamente ao lar de quem mais precisa, destinado principalmente a pessoas idosas, acamadas e com mobilidade reduzida”, destacou o secretário de saúde Francélio Barbosa.

O prefeito Carlinhos do Pelado vem buscando melhorar e ampliar o programa para beneficiar a população que precisa e que circunstâncias alheias não podem chegar até a Farmácia Municipal.
Atualmente o programa atende 72 usuários ativos, com faixa etária média entre 76 a 88 anos. Dentre esses, 6 pacientes com faixa etária de 76 anos e encontram-se em condição de acamamento.

Comentarios