top of page

Prefeito Carlinhos do Pelado comemora 100 dias de gestão com muito trabalho realizado e equipe envolvida para que Brasiléia avance cada dia mais

  • Foto do escritor: Prefeitura de Brasiléia
    Prefeitura de Brasiléia
  • 10 de abr.
  • 7 min de leitura

Nesta quinta-feira 10, o prefeito Carlinhos do Pelado fez um balanço positivo das principais ações desenvolvidas pela sua equipe nesses 100 primeiros dias de gestão municipal.


O gestor tem encantado a todos com seu jeito carismático e particular de tocar a administração de Brasiléia, alcançando avanços significativos na saúde, educação, planejamento, infraestrutura da cidade, assistência social e outros serviços básicos e essências para o bom andamento da prefeitura.


Para se ter uma ideia, na área de saúde as medidas adotadas pelo secretário Francélio Barbosa como a noturno das UBSs Tufic Mizael e Antônio Monteiro, oferecendo também atendimento odontológico e o funcionamento noturno da farmácia municipal caíram como luva nos anseios da população.



A secretaria de saúde oferta telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população, e ampliou o olhar Meu mundo oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.


Na educação, o prefeito Carlinhos do Pelado não mediu esforços para que a secretária Raysa Dias colocasse em prática a realização de processo seletivo com vagas para professor, mediador, auxiliar de sala, agente de campo, assistente educacional, psicólogo e nutricionista.


A secretaria de educação realizou melhorias e reformas de escolas, proporcionou capacitação aos seus servidores, fez entrega de merendas nas escolas de difícil acesso, presenteou várias escolas com freezer, bebedouros e ar condicionados, além de entregar parquinhos e brinquedos nas creches e escolas infantis do município tanto na zona urbana quanto na zona rural.



Os dados da secretaria de agricultura são animadores. Nesses 100 dias o secretário Mário Jorge Fiesca diversifica suas ações no atendimento ao homem do campo com serviços de grade, niveladora, plantio e colheita de milho para a produção de silagem, entrega de implementos e equipamentos agrícolas até o transporte de mudas e produtos a serem comercializados na feira municipal.


A secretaria de agricultura, idealizou e pôs em prática o serviço “Som e Sabor”, com musica ao vivo toda última sexta-feira do mês no mercado municipal e realizou um sonho antigo dos vendedores de frutas, verduras e hortaliças na feira municipal que era a instalação de rede de internet gratuita para os vendedores e consumidores melhorando o pagamento dos produtos via pix ou maquininha.


Outro pilar da gestão Carlinhos do pelado é a secretaria de obras, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no início do ano com o período invernoso e trafegabilidade de veículos pesados castigando as principais ruas da cidade, o secretário Josué Elias, foi ajustando os ponteiros e até a operação tapa buracos já entrou em ação no município em parceria com o DERACRE e DNIT.



A secretaria de obras aliás, é a menina dos olhos do prefeito Carlinhos do Pelado, por conhecer como a palma da mão a dinâmica da pasta com a experiência adquirida quando ali passou.


É visível o quanto a cidade tem melhorado desde o lançamento da “Operação Presença”, no 1º dia de 2015, fazendo os serviços de roçagem, capina, recolhimento de entulhos, desobstrução de bueiros e iluminação pública. Fruto dessa operação, Brasiléia reduziu em 70% os casos de dengue em 2025, em comparação a 2023 e 2024.


Paralelo aos trabalhos na cidade, a secretaria de obras tinha sempre uma equipe de campo atendendo os produtores rurais, recuperando, construindo pontes, melhorando ramal e garantindo a trafegabilidade constante em todas as localidades.


Acompanhe abaixo, os números da gestão Carlinhos do Pelado, por secretarias, nesses 100 primeiros dias de administração:


SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL (Suly Guimarães)


Atualização nos Sistemas dos SUAS (Sistema Único de Assistência Social); Planejamento para as novas ações de 2025;

Capacitação técnicas de gestão e aplicação dos recursos; Atualização dos Sistemas do SUAS ( Cras, Creas e Criança Feliz)

Reestruturação do Programa Criança Feliz; Mudança de Local da sede do CRAS;

Planejamento para a reforma do CREAS, Centro do Idoso e Secretaria de Assistência; Capacitação dos Conselheiros Tutelares;

Abertura das atividades no Centro do Idoso; Alinhamento com os presidentes dos conselhos( Tutelar, Assistência e CMDCA);

Encerramento dos cursos de (Cabelereiro e Manicure) CURSO de corte e costura em parceria com o SEBRAE;

Programação do mês da Mulher (Roda de conversa, panfletagem, Bazar solidário) Capacitação técnica para equipe através do TCE;

Reestruturação da equipe de visitadores e cadastradores do Programa Bolsa Família; Capacitação técnica dos visitadores e cadastradores;

Início do calendário de visitas aos beneficiários do Programa Bolsa Família para a atualização cadastral nos bairros e zona rural.


SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES e TURISMO (Arlete Amaral, Clebson Venâncio e Bil Rocha)


Realização do 1º ROCK NA FRONTEIRA;

CARNAVAL 2025 MOVIMENTANDO A ECONOMIA LOCAL, RESGATANDO DESFILE DE BLOCOS, ESCOLHA DE REALEZA DO CARNAVAL E INTEGRAÇÃO COM BLOCOS DA BOLÍVIA; Primeiro campeonato de Baladeira;

Desafio de futsal em Xapuri – (GOLEADA DE 8 X 0 ), SOBRE A SELEÇÃO DE XAPURI NO ANIVERSÁRIO DA PRINCESINHA DO ACRE; Torneio de futsal feminino (DIA DA MULHER);

Primeiro desafio de Airsoft (Airsoft é um esporte de simulação de combate armado usado como treinamento policial, treinamento militar ou esporte recreativo.); Torneio de futsal do Nazaré;

Campeonato no km 19 (Associação Wilson Pinheiro); Copa Internacional de Futsal;

1º CAMPEONATO DE PESCA EMBARCADA (COM EMBARCAÇÃO), em Brasiléia.


SECRETARIA DE PLANEJAMENTO (Goreth Bibiano)


Seleção PAC - para a Construção de 01 UBS, no KM 59 – construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Marcos Galvão – construção de 01 escola do ensino infantil no bairro Marcos Galvão - execução de drenagem no bairro Alberto Castro;

Implantação do SEI (Serviço Eletrônico de Informação); Cadastro de 100 casas populares;

Aquisição de 01 ônibus Escolar; Construção de Espaço Esportivo Comunitário no Km 26;

Combo de equipamentos para UBS; Kit de equipamentos para teleconsultas;

Aquisição de Unidade Odontológica móvel (Van); Aquisição de caminhonete para a Sec. De Educação;

Aquisição de caminhonete para a Sec. De Assistência Social; Licitação para compra de Peladeira de Arroz para agricultura;

Aprovação de projeto de Pavimentação de Ruas; Doação de terreno para construção da escola Graça Rocha.



FINANÇAS e CADASTRO (Helen Sabrina, Luciano Augusto)


Lançamento do Programa de Recuperação Fiscal - Refis; Ampliação do horário de funcionamento dos bares, restaurantes e distribuidoras;

Legalização fundiária do km 26(vila do Quixadá); Localização de terrenos municipais para construção de casas populares, creches, colégios;

Retorno das fiscalizações de obras e retirada de entulhos Retomada das medições de terrenos;

Fiscalização das aberturas das empresas; Projeto para a primeira rua planejada


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ( Raysa Dias)


Processo seletivo para os cargos: professor, mediador, auxiliar de sala, agente do campo, assistente educacional, psicólogo, nutricionista; Capacitação através da 1ª jornada pedagógica para as equipes das escolas de ensino fundamental urbano e rural, educação especial e escolas de difícil acesso;

Reparos nas unidades de ensino, urbanas e rurais para melhor atender nossas crianças equipes; Entrega de parquinhos e brinquedos na creche Maria Lucides, escola nucleada Conci Alves de Melo km 26, escolas infantis Vitoria Salvatierra César, Menino Jesus e Os Pastorinhos;

Entrega de jogos multissensoriais para educação especial; Entrega de merenda e material didático para 28 professores, 286 alunos das 28 escolas de difícil acesso;

Entrega do café da manhã para as escolas nucleadas; Entrega de material de limpeza para todas as escolas;

entrega de mobiliário: freezer, geladeiras, ar-condicionados para as escolas:

Francisco Germano da Silva, Elson Dias Dantas, Conci Alves de Melo, Maria do Socorro de Souza Frota, Creche Roma Emilse Silva, Menino Jesus, Vitoria Salvatierra César; Entrega de jogos de mesa e cadeiras do aluno para a escola de ensino em tempo integral Elson Dias Dantas;


SECRETARIA DE SAÚDE ( Francélio Barbosa)


Combate a dengue com bloqueio contra o mosquito. Atendimento em uma UBS referência nos feriados.

Mutirão de vacinação contra influenza nos órgãos públicos e empresas privadas Atendimento no centro de acolhimento da criança e adolescente do Alto Acre.

Retorno das atividades do projeto corpo em movimento com zumba e funcional. Atendimento odontológico noturno na UBS Tufic Mizael e Antônio Monteiro.

Duas UBS abertas no período noturno Tufic Mizael e Antônio Monteiro. Funcionamento da Farmácia municipal durante o período noturno agora.

Telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população. Funcionamento do Centro ''Meu mundo'' oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.


SECRETARIA DE AGRICULTURA (Mário Jorge Fiesca)

70 hectares atendidas com serviço de Grade, Niveladora e Plantio de Milho na BR 317 km 05, km 06, km 13, km 17, km 23, km 32, Km 60 - Santa Helena, km 67- Porto Carlos, km 69, km 75 e Marcos Galvão; Colheita de 28,5 hectares de milho para produção de silagem, gerando um total de 1.206,5 toneladas de silagem produzidas até o momento;

Serviço de Destoca leve na BR 317 km 75, km 29 e km 05 Alegria do Carmen e Esperança; Entrega de 01 Roçadeira Manual no km 75 Seringal Etelve – Associação João Barbosa;

Curso de Instrução de como realizar coleta de solos para Analise Química e Física e posterior leitura pelos Técnicos da Secretaria; Curso de Cultivo do Café na Comunidade Santa Helena - BR 317 km 60, uma

Parceria entre SENAR e Prefeitura de Brasiléia;

Recadastramento dos feirantes da Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento; Lançamento do Sabor e Som no Mercado Municipal Ocimar do Rego Albuquerque;

Inauguração da rede WI-FI de internet na Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento; Início da Colheita de Milho na Br 317 km 04 – Polo Agroflorestal;

Início da Colheita de Milho na Br 317 km 13 – Linha 09; Transporte de Mudas de Café de Acrelândia e Assis Brasil para Brasiléia;

Transporte de Adubo (Cama de Frango); Apoio no transporte dos produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos);

Apoio no Transporte dos produtos para serem comercializados na Feira Livre Maria Florêncio aos Sábados e Domingos;


SECRETARIA DE OBRAS (Josué Elias)


1º de janeiro de 2025 – lançamento da “Operação Presença”, no bairro Alberto Castro com roçagem, capina, recolhimento de entulhos. desobstrução de bueiros e iluminação pública;

“Operação Presença” nos bairros: Francisco José Peixoto; Eldorado; Samauma 1; Samauma 2; Leonardo Barbosa; Centro; 28 de maio, Chácara Nazaré; bairro Nazaré; Agrovila do km 26; Marcos Galvão.



Dos 17 bairros de Brasiléia, 14 já foram atendidos com a Operação Presença, fruto dessa ação da prefeitura, conseguimos reduzir em mais de 70% os casos de dengue em 2025, comparando os três primeiros meses de 2023 e 2024. Trabalhos de iluminação pública em todos os bairros da cidade;

Entrega de mais de 60 novas lixeiras espalhadas pelos bairros de Brasiléia; Inicio da “Operação tapa buracos” em todas as ruas de Brasiléia, parceria com o governo do estado através do DERACRE.


Na zona rural a prefeitura de Brasiléia realizou a recuperação e construção de 10 pontes (km 13, km 05, km 19, km 52, km 75 ramal Etelvi, e ainda tem mais outras para serem construídas em vários ramais inclusive no ramal do km 60 e ramal km 59. Instalação de 08 linhas de bueiros na zona rural ;

* Recuperação dos pontos críticos em todos os ramais para garantir a trafegabilidade de produtores rurais, transporte escolar, escoamento da produção.



Commentaires


Design sem nome.png

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC) E OUVIDORIA

Prefeitura de Brasiléia - Estado do Acre

CNPJ 04.508.933/0001-45


💻Acesso online: SIC | Fale Conosco | Ouvidoria | Portal de Transparência


📱Fone: +55 (68) 3546-4402 ou +55 (68) 99211-4247 (Lajúcia Cantuário)

🏢 Av. Prefeito Roland Moreira, nº 198 CEP 69932-000, Centro, Brasiléia, Acre

📅 Segunda a sexta, das 7h às 13h (Fechado aos sábados, domingos e feriados)

📧 gabinete@brasileia.ac.gov.br

📨 Acesso ao Webmail Corporativo


gmail-cone-icon.png

Ferramenta de Transparência construída com amor pela Decorp.

© 2009-2024. Todos os direitos reservados.

Logo Decorp v1.png
bottom of page