Prefeitura de Brasiléia reinaugura estrutura do CREAS com recursos próprios e amplia atendimento a população
- Prefeitura de Brasiléia

- há 9 horas
- 2 min de leitura
Por Fernando Oliveira
Fotos: Matheus Gomes-Secom/ Prefeitura de Brasiléia
A Prefeitura de Brasiléia reinaugurou, nesta sexta-feira (30), a nova estrutura do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), totalmente revitalizada com recursos próprios do município, provenientes da arrecadação do Setor de Tributos e Cadastro.
A solenidade contou com a presença do prefeito Carlinhos do Pelado, da secretária municipal de Assistência Social, Suly Guimarães, da coordenadora do Creas, Leila Franco, do deputado estadual Tadeu Hassem, da vereadora Lucélia Borges, além da rede de apoio social assistencial e da comunidade em geral.
O espaço passou por uma reestruturação completa para garantir melhores condições de trabalho às equipes e mais dignidade no atendimento aos usuários.

A unidade agora dispõe de recepção, banheiros masculino e feminino, banheiro POP voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua, sala de coordenação, duas salas para assistentes sociais, sala para psicólogo, sala para educador social, brinquedoteca, sala de reuniões, refeitório, copa e almoxarifado.
Durante a cerimônia, o prefeito Carlinhos do Pelado destacou o compromisso da gestão com a política de assistência social e a aplicação responsável dos recursos públicos. “Essa reinauguração é fruto de organização, responsabilidade fiscal e do esforço do nosso Setor de Tributos e Cadastros, que possibilitou arrecadar e investir diretamente em um serviço essencial. O Creas é um espaço de acolhimento, proteção e defesa de direitos, e sobretudo cuidar das pessoas. Então a precisa oferecer estrutura adequada tanto para os profissionais quanto para a população que mais precisa”, afirmou o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Suly Guimarães, ressaltou que a nova estrutura fortalece a rede de proteção social do município. “O Creas atende situações delicadas, de violação de direitos e vulnerabilidade extrema. Ter um espaço digno, organizado e funcional faz toda a diferença para a nossa equipe e no acolhimento das famílias e indivíduos. Essa reinauguração representa respeito às pessoas atendidas e valorização das equipes técnicas”, enfatizou.
Já a coordenadora do Creas, Andreia Franco, destacou que a modernização da unidade amplia a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados. “Hoje entregamos um Creas mais humano, acessível e preparado para desenvolver um trabalho técnico qualificado. Aqui ofertamos o PAEFI, as medidas socioeducativas em meio aberto e realizamos orientações, encaminhamentos, apoio jurídico e social. Essa estrutura fortalece nosso trabalho diário com famílias e indivíduos em situação de risco social”, explicou.
O Creas é uma unidade pública da política de Assistência Social responsável pelo atendimento de famílias e pessoas que tiveram seus direitos violados ou que se encontram em situação de risco pessoal e social.
Entre o público atendido estão vítimas de violência física, psicológica e sexual, pessoas em situação de rua, casos de negligência, abandono, trabalho infantil, discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia, além de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, como Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.
Com a reinauguração, a Prefeitura de Brasiléia reforça o compromisso com a proteção social especializada, garantindo um ambiente adequado para orientar, acolher e encaminhar os cidadãos aos serviços da assistência social e demais políticas públicas do município.





















Comentários