Prefeitura de Brasileia promove II Fórum Regional do Alto Acre do Direito da Pessoa com Deficiência

Prefeitura de Brasileia promove II Fórum Regional do Alto Acre dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Por Assessoria

Em um espaço para ouvir as pessoas com deficiência, a Prefeitura de Brasileia realizou em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CONEDE), nesta terça-feira, 24, no centro de convivência do idoso o II Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Buscando debater o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência e sua ampliação e as propostas que serão levados para a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que têm como tema: Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Construindo um Brasil mais Inclusivo.

Com a participação de pessoas com deficiência e a comunidade em geral participou também o Vice-Prefeito Carlinhos do Pelado, Secretário de Assistência Social Djahilson Américo, Shirley Lessa Vice-Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede), Prof. Heliton Nascimento, Conselheiro e Representantes da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre, Suly Guimarães Gestora de Política para as Mulheres em Brasiléia (OPM) e a Rosilda Borges Assistente Social do CREAS em Epitaciolândia.

Inclusão é uma das marcas da gestão da Prefeita Fernanda Hassem que visa desenvolver políticas públicas no município de acessibilidade para atender e assegurar os direitos fundamentais da pessoa com deficiência já existentes no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O Brasil tem hoje 18,6 milhões de pessoas com deficiência. A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária.

Veja o que disseram:

Carlinhos do Pelado- Vice-Prefeito:

"É uma alegria estar participando neste então importante fórum regional das pessoas com deficiência. A Prefeitura de Brasileia busca promover acessibilidade e humanização para as pessoas com deficiência que merecem todo o nosso respeito, dignidade e seus direitos garantidos. A Inclusão social também na gestão da nossa Prefeita Fernanda Hassem é fundamental. Sugerimos também neste encontro a criação do conselho municipal com as pessoas com deficiência." Disse.

Shirley Lessa Vice-Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência:

"Hoje estamos realizando o II Fórum Regional do Alto Acre dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a presença dessas pessoas neste tipo de debate para garantir novas políticas públicas às pessoas com deficiência."

Prof. Heliton Nascimento Conselheiro e Representantes da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre:

"É muito importante que essas pessoas com deficiência estejam aqui presentes neste fórum regional. Por que é nesta instância de controle social quanto sociedade civil tempo oportunidade de construir proposta para elaboração e execução de políticas públicas de inclusão para as pessoas com deficiência. Todos devem respeitar se preocupar com esse direito que é transversal com inclusão desse direito de participação social das pessoas com deficiência."

Galeria de fotos: