top of page

Você está em: Início > Busca > Busca Avançada

Resultados da pesquisa

1179 itens encontrados para ""

  • Prefeitura de Brasiléia realiza abertura do Ano Letivo 2024

    Na manhã desta segunda-feira dia 19 de fevereiro, a comunidade escolar de Brasiléia se reuniu na escola Menino Jesus para a solenidade oficial de abertura do ano letivo 2024, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e marca o retorno das aulas nas escolas municipais. Em seu discurso, a secretária de Educação Francisca Oliveira reafirmou o compromisso da gestão municipal com a educação de qualidade, destacando iniciativas que serão implementadas ao longo dos anos para promover a melhoria do ensino nas escolas municipais e a construção coletiva do calendário escolar. “Pela primeira vez na história de Brasiléia, nós construímos um calendário com a participação de todos os nossos servidores da educação. Os nossos estudantes estão animados para começar de fato a estudar, e eu quero pedir aos pais que mandem seus filhos para a escola, não deixem faltar. Precisamos garantir que as nossas crianças construam aprendizagens significativas em todas as nossas escolas”, destacou a secretária. A gestora da escola infantil Menino Jesus, Maria Castro, compartilhou suas expectativas para este ano letivo: “As nossas expectativas são de um ano letivo de sucesso, de conseguirmos alcançar metas importantes até o final do ano. O nosso coração está cheio de alegria e desejo de fazer cada vez mais em prol das nossas crianças”, enfatizou. A Rede Municipal de Educação de Brasiléia está pronta para receber mais de 3 mil alunos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino fundamental e creche. Com esse amplo alcance, a rede demonstra seu compromisso em oferecer oportunidades educacionais de qualidade para crianças e adolescentes, buscando garantir o acesso à educação e promover o desenvolvimento integral dos estudantes ao longo do ano letivo de 2024. Estiveram presentes, a secretária de Educação - Francisca Oliveira, a Gestora de Políticas para Mulheres - Suly Guimarães, presidente do Conselho Municipal de Educação - Maryjulia dos Santos, representante do Sinteac - Antônia Ferreira, coordenador de ensino - Jesus Bispo, vereadores Elenilson Cruz e Rogério Pontes, Gerentes, Coordenadores e Secretários municipais, professores, gestores escolares e alunos. Galeria de fotos:

  • Carnaval em Brasiléia impulsiona economia local e leva diversão para os foliões na fronteira

    O Carnaval em Brasiléia não apenas trouxe alegria e diversão para os foliões, mas também causou um impacto positivo na economia local, estimulando o comércio, o turismo e gerando oportunidades de renda para os moradores da região. Além disso, o evento criou oportunidades para empreendedores ambulantes, expositores, vendedores de alimentação e bebidas, comerciantes, transporte de aplicativo, taxistas e mototaxistas, que puderam oferecer seus serviços para a população local e visitantes. A empreendedora de alimentos e bebidas, Herlane Ribeiro, agradeceu a oportunidade onde aumentou significativamente sua renda. "Este evento é uma verdadeira benção para nós empreendedores locais. Eu quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem e o Naldo por esse evento, aumentou significativamente nossas vendas e nos permite ampliar nossos negócios", disse. O vendedor de pipocas, Evandro Leal, também comemorou o aumento nas vendas durante o carnaval. “É uma alegria ver tantas pessoas aproveitando a festa e saboreando as minhas pipocas. Eu só tenho que agradecer a prefeita Fernanda e o Naldo pela grande festa", pontuou. O empresário Francisco Moreira, da Pousada e Restaurante Recanto da Floresta comemora o saldo positivo do Carnaval. "Foi boa a movimentação aqui por conta da festa de Carnaval, muitas pessoas nessa época vêm de fora e alguns até optam pela área rural, mas nossos apartamentos ficaram quase em sua totalidade ocupados e o restaurante teve muita procura", comentou Moreira. As noites de festa foram marcadas por uma variedade de atrações, desde bandas locais e artistas da região até blocos carnavalescos de Cobija, Rolinhas do Coronel e duas matinês dedicadas aos foliões mirins, garantindo diversão para todas as idades. A segurança do evento foi considerada positiva, com vigilância constante por meio de câmeras de segurança do Sistema Integrado de Segurança Pública, equipe de segurança particular e presença das forças de segurança locais, além de conselheiros tutelares para garantir o bem-estar dos menores. O Carnaval da Fronteira é uma realização conjunta da Prefeitura de Brasiléia e do Naldo Eventos. Galeria de fotos:

  • Cultura e Folia na Fronteira: Las Negras e Los Coporales San Simão de Cobija se apresentam na 4° Noite de Carnaval de Brasileia

    Alegrando ainda mais o Carnaval da Fronteira, os grupos carnavalescos de Cobija Pando Bolívia, Las Negras e os Los Coporales San Simão, trouxeram muita alegria e cultura boliviana para a praça carnavalesca Hugo Poli na noite desta segunda-feira 12, durante a quarta noite de carnaval. Durante as apresentações, o Secretário Municipal de Cultura Alef Correia, que recepcionou os grupos, recebeu da Dra. Éster Oliveira do grupo Las Negras, em nome da Prefeita Fernanda Hassem. Alef recepcionou também o grupo Los Coporales San Simão, que traziam símbolos históricos do conjunto. Para a Prefeita Fernanda Hassem é fundamental o intercâmbio com a cultura do país vizinho (Bolívia), que enriquece e fortalece ainda a proximidade entre os dois povos, boviano e brasileiro nas cidades co-irmãs de Cobija e Brasiléia. A última noite do carnaval na fronteira acontece nesta terça-feira, 13, com artistas locais. Danças de La Paz - Los Caporales de San Simão é uma dança folclórica boliviana, criada e apresentada ao público pela primeira vez em 1969 pelos irmãos Estrada Pacheco, que se inspiraram no personagem caporal de saia. A dança tem fortes raízes africanas em seu estilo e é típica da região de Los Yungas (La Paz). Trupe Las Negras, o Grupo de senhora com trages tradicionais bem alegre foi criada em 1960, em Cobija-Pando. Eram cerca de 7 a 15 senhoras Pandina, que decidiram dançar pelas ruas de Cobija com os rostos pintados de preto; Naquela época as freiras da Paróquia Nuestra Señora del Pilar doaram as tintas e parte do material para confeccionar seus trajes. As roupas eram confeccionadas em papel crepom e salões como o El Fantasio, o Hotel Pando, o Social Club. Houve uma também uma segunda geração de Las Negras destacado grupo de senhoras da sociedade Cobijeña. Entre as tradições, brincava-se com talco, lama e muita água. Teve um dia especial onde todas as trupes da Cobija participaram do também pela primeira vez do carnaval de Brasileia há época. Atualmente a trupe Las Negras é formada por dezenas de participantes onde são filhas, netas, sobrinhas e amigas das duas gerações anteriores. Com muita alegria e sempre carregando alto o nome de uma das mais famosas trupes da Pérola do Acre. Galeria de fotos:

  • Produção Rural: Prefeitura de Brasiléia pretende levar mecanização, plantio e assistência técnica há mais de 800 hectares de milho em 2024

    Na última sexta-feira (9), a Prefeitura de Brasiléia através da Secretaria Municipal de Agricultura esteve supervisionando as máquinas de plantio que vem ajudando a produção rural do município. A Secretaria Municipal de Agricultura concluiu o plantio de milho no km 17, onde vários héctares foram utilizados para essa cultura. Obedecendo o planejamento da Secretaria de Agricultura, o secretário Careca Gadelha garante que mais de 800 héctares de milho serão plantados, nessa safra 2023-2024, pelo trabalho conjunto com as associações rurais e com os próprios produtores, no sentido de ampliar as ações já realizadas em anos anteriores. A secretaria de Agricultura do município tem realizado o trabalho de mecanização de terra, plantio e acompanhamento com profissionais, auxiliando o produtor rural, possibilitando mais ganho e benefícios para o homem do campo. É mais uma demanda dada pela Prefeita Fernanda Hassem que preza pela produção rural do município de Brasiléia. Galeria de fotos:

  • Carnaval de Brasileia: Têm milhares de foliões na fronteira, diversão e alegria em Alta

    A segunda noite de Carnaval na Praça Hugo Poli foi um verdadeiro sucesso de alegria e diversão para todos os presentes. Os órgãos de Segurança Pública trabalharam incansavelmente para garantir a paz e a tranquilidade durante todo o evento. A animação da noite ficou por conta da Banda Perfil, Roger Souza e em seguida DJ Edson Rodrigues, que não deixou ninguém parado. Para fechar com chave de ouro, Luan Lima contagiou o público com uma variedade de ritmos carnavalescos. O evento tem atraído moradores e visitantes de municípios vizinhos e de Cobija-pando, fortalecendo os laços culturais e promovendo a integração entre as comunidades. Galeria de fotos:

  • Rolinhas do Coronel: Bloco mais antigo e tradicional de Brasileia arrasta multidões de foliões na fronteira

    O Carnaval de Brasiléia ganha mais vida e alegria com uma das tradições mais antigas e queridas da cidade: o bloco As Rolinhas do Coronel. Com suas fantasias criativas, contagiantes e alegres, o bloco animou as principais ruas e avenidas da cidade, neste domingo, 11. Com saída da rotatória no sentido Brasiléia-Assis Brasil, o bloco seguiu seu trajeto passando por ruas e avenidas até a praça Hugo Poli, arrastando uma multidão de foliões. Homens vestidos de mulheres e mulheres de homens fazem parte da tradição, tornando o desfile ainda mais colorido e festivo. O impacto causado pelo bloco é visível nas ruas e nas casas ao longo do percurso, onde centenas de pessoas se reúnem para acompanhar a passagem das Rolinhas do Coronel. Desde o início da gestão da Prefeita Fernanda Hassem, houve um esforço para ampliar e valorizar o bloco, através da Secretaria Municipal de Cultura, tornando-o uma parte fundamental do carnaval de Brasiléia. As Rolinhas do Coronel representam não apenas uma tradição cultural, mas também a união e alegria da comunidade de Brasiléia durante o Carnaval, e continuam sendo um dos destaques mais aguardados desta época festiva. Galeria de fotos:

  • Prefeita Fernanda Hassem presta contas e apresenta Mensagem Governamental na Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2024

    Na manhã desta quinta-feira 1, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, participou da sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024, compartilhando sua mensagem governamental e prestação de contas com os vereadores e a comunidade presente. O evento contou com a presença de maioria dos vereadores, do vice-Prefeito Carlinhos do Pelado, funcionários da Câmara, diversos secretários municipais e populares. Em sua fala, a prefeita ressaltou a recuperação financeira da cidade, a superação da inadimplência, a pavimentação de ruas, melhorias na infraestrutura, aquisições de veículos e máquinas para diferentes setores municipais. Destacou a implantação da OCA, investimentos na educação, saúde, e assistência social, mostrou um governo abrangente, comprometido com o bem-estar de todos os brasileenses. A prefeita agradeceu ao Poder Legislativo mirim pelo apoio fundamental e reconheceu os desafios enfrentados, afirmando que, ao passar o mandato, deixa uma Brasiléia mais organizada e pronta para o futuro. Com dez meses restantes, Fernanda Hassem reitera seu compromisso em continuar avançando e construindo, junto à comunidade, um futuro ainda mais promissor para Brasileia. Galeria de fotos:

  • Melhor do Acre: Saúde de Brasiléia atinge 1º lugar no Ranking do Previne Brasil com nota recorde 9,67

    A prefeita Fernanda Hassem fecha o mês de janeiro com chave de ouro ao receber a notícia do Ministério da Saúde, que o município de Brasiléia tem os melhores indicadores de saúde dentre os 22 municípios do Acre. Os dados são levantados por quadrimestre, e Brasiléia atingiu a maior nota desde que o programa foi criado em 2019, alcançando média recorde de 9,67, trabalho esse reconhecido pela gestora à dedicação dos servidores da saúde municipal coordenada pelo ex-secretário Francélio Barbosa, que foi chamado para uma nova missão na atual gestão, mas aguardava o resultado esperançoso pelos trabalhos que sua equipe desempenhava nas Unidades Básicas de Saúde. Ao anunciar os números à prefeita Fernanda Hassem, o ex-secretário fez questão de destacar a sensação do dever cumprido. "Estou muito feliz, estamos em primeiro lugar no Previne Brasil, a senhora pediu o primeiro lugar e nós corremos atrás, e com a dedicação da equipe, está aí o resultado, estamos em primeiro lugar para a honra e glória do Senhor e é mérito de todos. Saio com a sensação de dever cumprido por ter contribuído em colocar nossa saúde em primeiro lugar", disse ele. Fernanda Hassem consegue mais uma façanha, quebrando os paradigmas de que o segundo mandato de um gestor é de menos trabalho. A prefeita tem intensificado as atividades no município, e o desfecho do Previne Brasil, colocando a cidade no topo da lista como melhor saúde do Acre, representa a boa colheita das sementes plantadas por uma equipe comprometida com o que faz. Com agenda extensa nesta quarta-feira, 31 de janeiro, a gestora brasileense pediu um tempinho nos trabalhos para agradecer o desempenho da turma da saúde. "Quero agradecer o secretário Francélio que esteve à frente desses trabalhos, mas eu queria aqui estender minha gratidão a todos os funcionários da saúde, às nossas Unidades de Saúde, que não mediram esforços e que essa colocação no Previne Brasil só nos impulsiona a trabalhar cada vez mais. estou muito feliz, é nosso último ano e eu estou fazendo aquilo que prometi para a população, trabalhar e trabalhar mais, e diferente de todo mundo que no segundo mandato cruza os braços, nós estamos é arregaçando as mangas das camisas e trabalhando incansavelmente", destacou a prefeita. O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo.

  • Fernanda Hassem recebe delegação do Projeto ANDUS para mentoria em Brasiléia

    Nesta segunda-feira 29, a prefeita Fernanda Hassem e o Vice-prefeito, Carlinhos do Pelado, recepcionaram a delegação do Projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil), de cooperação técnica Brasil-Alemanha na área da sustentabilidade. A cidade de Brasiléia foi a única no estado do Acre escolhida pelo projeto para uma visita técnica e participação em mentoria focada em Ordenamento Territorial municipal para cidades amazônicas. A delegação é composta por diversos profissionais, incluindo Cibele Lima, consultora da Tewá 225, Rafael Silveira, consultor da Travessia, Marcel Santana, Coordenador do Departamento de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Sarah Habersack, diretora do Projeto ANDUS na GIZ, e Valentina Tridello, assessora técnica do Projeto ANDUS na GIZ. O evento, com duração de dois dias, está sendo realizado no auditório da secretaria municipal de Educação, e aborda discussões relacionadas ao plano diretor da cidade, um instrumento fundamental que é revisado a cada quatro anos para orientar o desenvolvimento urbano. Durante o encontro, a prefeita Fernanda Hassem recebe carta convite do secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, convidando-a a fazer parte da Comissão Permanente de prefeito e prefeitas de desenvolvimento urbano sustentável da Amazônia. Este encontro representa um marco significativo para Brasiléia, destacando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e proporcionando uma oportunidade única para aprender com especialistas da área, trocar experiências e fortalecer laços de cooperação. A prefeita Fernanda Hassem destaca a importância da mentoria presencial sobre ordenamento territorial de cidades Amazônicas. "A nossa equipe está aqui participando para essa troca de experiências e aprendizagem, para que possamos apresentar junto aos ministérios, entre eles, o das cidades, projetos consolidados de cidades que sofrem desastres ambientais e que querem superar esse desafio natural de forma efetiva. A ideia dessa mentoria é pegar toda a nossa cidade essa parte geográfica de Brasiléia tanta cidade como a rural e poder apresentar os diagnósticos de como proceder evitando no futuro transtornos enfrentados pela população com os desastres naturais ocorrido em nosso município”, disse prefeita. A diretora do Projeto ANDUS na GIZ, Sarah Habersack, enfatizou a colaboração estreita com a prefeitura, liderada pela prefeita Fernanda Hassem, na realização de uma mentoria focada em instrumentos de ordenamento territorial, uso do solo e estrutura do espaço municipal. “Estamos aqui para fazer juntos com a prefeitura liderada pela prefeita Fernanda Hassem, uma mentoria sobre instrumentos de ordenamento territorial, uso do solo, estrutura do espaço dos municípios, e olhando como usar isso para melhorar a resposta do município para acontecimentos extremos, como por exemplo, alagação. Estamos trabalhando para entender melhor como estruturar bem o município”, finalizou. Galeria de fotos:

  • Prefeita Fernanda Hassem assina Ordem de Serviço de construção do Armazém e Prédio para Agricultura em Brasiléia

    Nesta quinta-feira 25, a prefeita Fernanda Hassem, acompanhada pelo vice, Carlinhos do Pelado, deu um passo significativo para fortalecer a agricultura local ao garantir implementos agrícolas para várias associações e assinar a Ordem de Serviço para a construção do armazém e do prédio da Secretaria Municipal de Agricultura de Brasiléia. O armazém, custeado por uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Léo de Brito no valor de R$ 578.000,00, será construído pela empresa TWC Construção. Já o prédio da Secretaria de Agricultura, cujo investimento é de R$ 576.000,00 foi viabilizado por meio de emenda da ex-deputada federal Perpétua Almeida, será executada pela empresa Euro Construção. Essas ações visam oferecer uma infraestrutura adequada para os serviços da secretaria e agricultores locais, otimizando as atividades relacionadas ao setor agrícola. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Carlinhos do Pelado, do deputado estadual Tadeu Hassem, do presidente da Câmara de Brasiléia, Marquinhos Tibúrcio, da ex-deputada Perpétua Almeida, do secretário de agricultura, Careca Gadelha, presidente da Cooperativa de Aves Caipira KM 68, Marcos Castro, presidente da associação de moradores e produtores do assentamento Santa Quitéria, Paulo Cavalcante e outros. Na oportunidade, foram entregues aos produtores, 01 Caminhão, 10 microtratores, 01 pulverizador, 01 roçadeira hidráulica. A declaração do presidente da Cooperativa de Frangos Caipira do km 67, Marcos Castro, destaca a importância do investimento para os produtores. A aquisição de novas máquinas, fortalecerá ainda mais o setor agrícola local. "Esse momento é muito importante para todos os produtores, a agricultura está sendo beneficiada com a construção de um prédio e novas máquinas e isso vai fortalecer mais ainda a nossa agricultura”, comentou. Paulo Cavalcante, representante da comunidade Santa Quitéria, expressa a importância do evento para o município, destacando o atendimento positivo recebido pela Secretaria de Agricultura. Ele reforça a gratidão da comunidade e a satisfação ao ver a entrega de equipamentos que beneficiarão diretamente os produtores locais. “Esse evento está sendo muito importante para o município. A minha comunidade foi bem atendida pela secretaria de Agricultura e estamos muito gratos. A gente fica muito feliz em ver a entrega de equipamentos que vão beneficiar o produtor na ponta”, afirmou. A ex-deputada Perpétua Almeida demonstrou sua felicidade por estar ao lado da prefeita e representantes de várias comunidades produtoras. Destacou também a alocação de recursos para a prefeitura e a entrega de equipamentos agrícolas. ”Estou muito feliz de estar ao lado da nossa prefeita e junto com representantes de várias comunidades produtoras, a gente colocou o recurso para prefeitura e vamos fazer a entrega de equipamentos agrícolas. É uma alegria está aqui, porque sempre tive uma relação com o homem do campo e com quem produz”, disse Perpétua. Fernanda Hassem destacou seu compromisso com o Setor Agrícola em Brasiléia. "Hoje é um dia de alegria para a população de Brasiléia sobretudo para o produtores. A Nossa gestão é muito grata a ex-deputada federal Perpétua Almeida, que muito fez pelo o Acre e hoje está fazendo por Brasiléia. Essas obras representam investimentos significativos na infraestrutura municipal e o compromisso da gestão em fortalecer o setor agrícola", pontuou. Galeria de fotos:

  • Fernanda Hassem anuncia mais pavimentação de ruas em 2024 e a histórica rua Olegário França

    Visando melhorar a infraestrutura e garantir acesso seguro e acessível para a população do município, a prefeita Fernanda Hassem anunciou a pavimentação de mais ruas para este ano e melhorias na Infraestrutura do bairro Alberto Castro, Marcos Galvão e a conclusão da obra de estabilização de contenção da encosta e recapeamento da histórica Rua Olegário França que foi atingida pela alagação do Rio Acre em 2023. Foi destinado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, os recursos necessários para a Prefeitura de Brasileia fazer o restabelecimento e a recuperação do tráfego da rua Olegário França um dos principais acessos aos bairros: Eldorado, Samauma I e II, Leonardo Barbosa, 28 de maio, sem contar as escolas e unidades de saúde. A Rua Olegário França, que fica às margens do Rio Acre, é uma das primeiras a ser atingida pelo rio Acre durante alagação. A obra com mais 60 estacas de madeira, aterro do talude, pedra rachão, além da construção de uma base sólida e sub-base reforçada para assegurar o asfaltamento. Teve ainda aumento do nível da rua para evitar o transbordamento imediato com as cheias do rio Acre. Para a Prefeita Fernanda Hassem, essa é uma das principais obras no município que visa fortalecer a estrutura da rua Olegário França, prevenindo deslizamentos e garantindo a estabilidade necessária do local, garantindo assim acesso seguro aos moradores. Com emenda especial da ex-parlamentar acreana Dra. Vanda Milani a Prefeitura de Brasileia pavimentou nesses primeiros 18 dias do ano, quatros ruas no bairro Alberto Castro, onde já iniciou melhorias em toda a infraestrutura do bairro com a troca de linhas de bueiros. Está acontecendo também, a pavimentação de mais uma rua no acesso principal do bairro José Moreira, e melhorias no bairro Marcos Galvão. Em 2023 foram 35 ruas pavimentadas em diversos bairros da cidade e a meta da gestão da Prefeita Fernanda Hassem é mais do que dobrar essa quantidade em 2024. A gestora municipal que acompanhou o início da pavimentação de ruas neste ano no município. Destaca que além dos trabalhos redobrados no combate à dengue, a prefeitura tem intensificado os serviços de infraestrutura na cidade e no campo. "Estamos com várias frentes de trabalho, com as equipes de vigilância epidemiológica, vigilância de endemias nas ruas, trabalhando no combate à Dengue. Estamos também com uma frente de trabalho nos quilômetros 59 e 84, ramal da Electra. E todos os esforços estão sendo feitos para que seja realizado um trabalho com asfalto no bairro Alberto Castro e Olegario França. Junto com o deputado Tadeu Hassem, acionamos o Estado para que faça a doação das manilhas para contemplar o bairro Alberto Castro, para que possamos ter uma solução para os problemas do bairro. Fizemos quatro mais quatro ruas no bairro e mais uma no acesso principal do bairro José Moreira. Essa prestação de contas a gente queria dar, eu devo isso aos moradores do bairro Alberto que só está sendo possível com recursos de emenda especial da ex- deputada federal Dra. Vanda Milani. Eu queria fazer no início do nosso mandato, mas veio a pandemia e eu não consegui fazer. Quando sair do Alberto Castro, nós vamos para o bairro Marcos Galvão", destacou a prefeita Fernanda Hassem. Galeria de fotos:

  • Prefeitura de Brasileia estreia o Podcast A Hora de Brasileia

    Visando ampliar ainda mais as informações da Prefeitura de Brasiléia para a população em geral do município, a Secretaria Municipal de Comunicação estreou na noite desta quinta-feira 18, "A Hora de Brasiléia o Podcast", com apresentação do Secretário de Comunicação e Jornalista Chiquinho Chaves. O projeto conta com o apoio da equipe do Jornal Oaltoacre.com O tema do programa foi "janeiro branco" em alusão a campanha naciona voltada para os cuidados com a saúde mental. Para falar sobre o assunto foram entrevistadas as profissionais, Rogéria Gondim, Gerente municipal de Saúde Mental, e a Layane Queiroz, Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). "A Hora de Brasiléia o Podcast", acontece todas as quintas-feiras a partir das 19h com transmissão simultânea do Facebook da Prefeitura de Brasiléia e pelos sites de notícias Oaltoacre.com e Destak News. Para a prefeita Fernanda Hassem é fundamental mais essa ferramenta de transparência e a divulgação das ações do poder público municipal como prestação de serviço a comunidade.

  • Prefeita Fernanda Hassem empossa a nova secretária de Saúde de Brasiléia

    Nesta terça-feira 16, a prefeita Fernanda Hassem empossou a nova secretária municipal de saúde de Brasiléia, Alissandra de Araújo dos Santos. A atividade contou com as ilustres presenças do senador da República, Alan Rick, deputado federal Coronel Ulisses e o deputado estadual Tadeu Hassem, secretários municipais, equipes dos parlamentares e a lideranças do estado e do município. Durante o encontro, o senador Alan Rick realizou uma prestação de contas de seu mandato, compartilhando realizações e projetos em benefício de Brasiléia. “Primeiramente quero agradecer a prefeita Fernanda e nosso vice-prefeito Carlinhos do Pelado, deputado Tadeu Hassem e o Francelio que abre esse espaço na secretaria de saúde para que uma grande profissional possa ajudar Brasiléia. É um momento em que todos nós damos as mãos por um grande pacto por Brasiléia”, disse o senador. Um destaque especial foi a posse da nova secretária municipal de saúde, Alissandra de Araujo, profissional renomada no estado e que está vindo reforçar o time que já é reconhecido pela excelente gestão do secretário que está deixando a pasta, Francelio Carneiro Barbosa, que passa a responder pela pasta de Planejamento da prefeitura. “É um momento especial de muito desafio e também de muito orgulho por compor uma equipe tão compromissada com a saúde publica. A gente assume esse desafio com muita responsabilidade e compromisso de somar com todos vocês”, destacou a secretária. O deputado Tadeu enfatizou a visita e atuação desses mandatos em prol de Brasiléia. “Hoje é um dia especial para Brasiléia, recebemos a visita do senador Alan Rick e do deputado federal Coronel Ulisses, eles fazem prestação de contas de seus mandatos, já trouxeram recursos, mas o melhor ainda está por vir, foi anunciado investimentos pelos dois parlamentares para as diversas áreas”, disse Tadeu Hassem, destacando a importância do compromisso com o desenvolvimento local. O Deputado federal Coronel Ulisses parabenizou a perfeita Fernanda pelo excelente trabalho realizado no município e colocou o seu mandato a disposição. “Gostaria de parabenizar a prefeita Fernanda Hassem pelo excelente trabalho que tem feito aqui no município atendendo diversas áreas. Hoje estamos participando da posse da nova secretária de saúde, desejo que ela faça um excelente trabalho que vá de encontro aos asseios da população de Brasiléia que também pode contar comigo na busca de recursos para Brasiléia”, afirmou. A prefeita Fernanda Hassem expressou sua gratidão pela visita dos parlamentares federais, mencionou o legado deixado por Francélio Barbosa desde o primeiro mandato da gestora passando pelas secretarias de administração e de saúde, ao tempo em que deu as boas vindas à nova titular da saúde municipal, Alissandra Araújo, e reiterou o compromisso de trabalhar em conjunto para o progresso de Brasiléia. Galeria de fotos:

  • Prefeitura de Brasiléia empossa novos gestores escolares para biênio 2024-2027

    Na manhã desta segunda-feira, 15, os 10 gestores da rede municipal de ensino de Brasiléia tomaram posse, para o biênio 2024-2027. A solenidade aconteceu no auditório da Escola Kairala José Kairala, conduzida pela prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEME). A cerimônia contou com a presença da prefeita Fernanda Hassem, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Sônia Peterson, presidente da Câmara, Marquinhos Tibúrcio, secretária de Educação, Francisca Oliveira, presidente do Sinteac, José Almeida, autoridades municipais e dos membros da comunidade escolar. Francisca Oliveira, secretária municipal de Educação, parabenizou todos os empossados, assegurando-lhes o apoio incondicional da SEME. Ela enfatizou que as portas da secretaria estão sempre abertas, prontas para oferecer suporte e orientação. “Estamos hoje empossando os gestores eleitos e que foram reeleitos. Sentimo-nos felizes por cumprir essa etapa com transparência. Quero destacar que a Secretaria de Educação está de portas abertas e preparada para oferecer suporte e orientação às nossas escolas", afirmou a secretária. Rocilene da Silva, ao assumir a gestão na escola de ensino infantil Vitoria Salvatierra, falou da alegria, ressaltando o significado desse momento para a comunidade escolar. “Com muita alegria, assumimos a gestão da Escola Vitória Salvatierra. Sou grata à comunidade escolar e à prefeitura por esse processo. Nossa expectativa é aprimorar ainda mais o nosso trabalho", falou. Ao lado dos recém-empossados, a prefeita Fernanda Hassem reiterou seu compromisso com a comunidade escolar, voltada para o fortalecimento da educação local. “Hoje, nossos votos são de muito sucesso e sabedoria aos gestores que, ao longo desses anos, estarão à frente de nossas escolas municipais. O principal objetivo é garantir o direito e a qualidade do ensino-aprendizagem oferecido às nossas crianças. Como gestão, trabalharemos para garantir todas as condições nas escolas, tanto na cidade como na zona rural", afirmou a prefeita Fernanda Hassem. Galeria de fotos:

  • Prefeita Fernanda Hassem faz a entrega de Kits de Uniformes, anuncia compra de novos equipamentos e o abono de 40% para os agentes de endemias de Brasileia

    Com a frase "gestão comprometida, servidor valorizados", a prefeita Fernanda Hassem fez nesta sexta-feira 12, a entrega de 22 kits de Uniformes para Agentes de Endemias e anunciou outros benefícios para a categoria. Os kits entregues contêm botas, calças, gandolas, chapéus e uma bolsa. E para melhorar e ampliar ainda mais o combate ao mosquito da dengue no município e garantir as condições necessárias para o bom serviço público com a valorização dos agentes de endemias, a Prefeita Fernanda Hassem anunciou ainda o abono de insalubridade de 40% até o final de ano e aquisição de mais "equipamentos costais", usadas nos bloqueios pela equipe de campo de endemias. Participaram da cerimônia Vereador Elenilson Cruz, Secretário de Saúde Francélio Barbosa, Gerente de Endemias Assis Lopes, Gerente de Organismo de Política para as Mulheres (OPM), Suly Guimarães, Secretário de Obras Lima e a equipe da gestão municipal. A Prefeitura de Brasileia realiza anualmente com a comunidade em geral a campanha de conscientização, prevenção e combate à dengue no município e o mutirão de limpeza em todos os bairros através da Secretarias Municipais de Saúde e Obras. Em 2023, a campanha foi antecipada para o início do mês de novembro em toda a cidade para evitar a proliferação do mosquito da dengue e casos mais graves da doença. Deste então os agentes de endemias de Brasileia percorreram bairro por bairro visitando cada residência e orientando os moradores sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Secretaria Municipal de Obras faz o serviço de limpeza nos bairros recolhendo entulhos e evitando o acúmulo de materiais. Francélio Barbosa, secretário municipal de Saúde, agradeceu o comprometimento da prefeita com a saúde do município em todas as campanhas realizadas pela equipe. A prefeita Fernanda Hassem destaca a importância da colaboração da comunidade no combate à dengue em Brasiléia ressaltando a entrega de uniformes na Vigilância Sanitária. A gestora faz um apelo à população para participar ativamente do combate à dengue, fazendo limpeza e eliminando possíveis focos do mosquito transmissor. “Nós estamos na Vigilância Sanitária fazendo a entrega de uniformes e ouvindo os nossos servidores, estamos num trabalho intensivo aqui em Brasiléia de combate à Dengue. Os agentes estão fazendo bloqueios nas ruas, visitando os bairros. Brasiléia hoje está com um número elevado de casos registrados de dengue. Eu queria lembrar à população que é preciso fazer um trabalho em conjunto, é em vão o trabalho da prefeitura se o morador não fizer a sua parte. Quero fazer um convite, faça um mutirão junto com seus familiares para uma limpeza geral no seu quintal e tirem todos os focos da dengue porque nós precisamos nos proteger” destacou. Galeria de fotos:

  • Prefeitura de Brasileia empossa novas conselheiras tutelares do município

    Na quarta-feira 10, as Conselheiras Tutelares de Brasiléia, eleitas em 2023, foram oficialmente empossadas e diplomadas pelo vice-prefeito Carlinhos do Pelado, representando a prefeita Fernanda Hassem. A cerimônia contou com a presença do Deputado Tadeu Hassem, da gestora de Organismos de Políticas para as Mulheres, Suly Guimarães, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joana Bandeira, Secretário Municipal de Assistência Social, Djailson Américo, presidente da Câmara de vereadores de Brasiléia, Marquinhos Tibúrcio, vereador Elenilson Cruz, amigos e familiares das eleitas. O novo colegiado é composto pelas seguintes conselheiras titulares: Gleyciane Jeronimo Cunha, Gleiciane Rocha Duarte, Leonice Maria de Assis Bronzeado, Cleyna Castro Pinheiro, Maria Aucilene da Costa Andrade. O Conselho Tutelar é um órgão público municipal que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou que estão em situação de risco. Veja o que disseram: O vice-prefeito, Carlinhos do Pelado, destaca os investimentos realizados pela gestão para fortalecer o Conselho Tutelar. "Estamos participando da solenidade de posse das cinco conselheiras do município de Brasiléia. A prefeita Fernanda Hassem fez um investimento significativo no Conselho Tutelar nos últimos anos, melhorando as condições da instituição com salários em dia, estrutura, equipamentos e transporte”, destacou. Joana Bandeira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), destaca a posse dos novos Conselheiros. “Esse é um ato que teve início em 2023 e hoje culmina com a posse das Conselheiras Tutelares, profissionais de suma importância para o município de Brasiléia. Desejo a elas uma gestão eficaz. Quero agradecer a parceria da prefeitura de Brasiléia, sempre presente, na pessoa do secretário de Assistência Social, Djahilson Américo”, disse. O deputado estadual Tadeu Hassem salientou compromisso com o Conselho Tutelar de Brasiléia. "Hoje é um dia muito importante, um ato de cidadania com a posse das Conselheiras Tutelares. Fico muito feliz como parlamentar e servidor da prefeitura de Brasiléia, contribuímos junto com toda equipe da prefeita Fernanda Hassem para fortalecer o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Quero fazer o compromisso de contribuir e trazer emendas para o nosso Conselho Tutelar", enfatizou. Galeria de fotos:

bottom of page