Programação especial marca Outubro Rosa em Brasileia

Raylanderson Frota – SECOM

Em adesão ao “Outubro Rosa” movimento mundial que estimula a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce, a Prefeitura de Brasileia através da Secretária de Saúde, realizou na quinta-feira (25), na Unidade Básica de Saúde, Fernando Correia diversas ações que visam conscientizar e promover mais saúde para as mulheres.

O evento contou com vários atendimentos voltados para o público feminino e exames de prevenção.

O Secretário de saúde, Francisco Borges, falou a respeito da ação. “Nós já estamos realizando esse trabalho de prevenção desde atenção básica e não seria diferente ao câncer de mama durante esse mês de outubro. Aqui na unidade de saúde estamos realizando atendimentos em geral, encaminhamentos para mamografia e testes rápidos”, falou Borges.

Foram realizados os seguintes atendimentos: Consultas médicas, solicitação de mamografia, Ultrassonografia de mama e encaminhamento para mastologista segundo protocolo, PCCU e exames clínico da mama, teste rápidos, vacinas e atendimentos odontológicos.

Moradora do Km 59 a dona Flor de Liz, 51 anos, quando soube das ações que seriam realizadas fez questão de participar. “Cheguei hoje do seringal para participar, faço meus exames para me prevenir, todos os anos realizo meu PCCU, mas hoje é a primeira vez que vou fazer o exame de mama. E digo que é muito importante fazer, principalmente para as pessoas que moram na zona rural”, destacou Flor de Liz.