top of page

Prefeitura de Brasiléia recupera mais de 500 quilômetros de ramais em 2023

Buscando garantir aos moradores e produtores rurais, acesso às comunidades, escoação da produção agrícola e do extrativismo (Castanha e Borracha), a prefeitura de Brasiléia tem intensificado os trabalhos de recuperação, piçaramento, limpeza e abaulamento de ramais.



Com a terceira maior malha viária de ramais do estado, chegando a mais de 2.200 quilômetros de estradas vicinais, a prefeitura de Brasiléia não tem parado, garantindo acesso de inverno a verão, onde muitos lugares fazem divisa com os municípios, Assis Brasil, Sena Madureira, Xapuri e Epitaciolândia.


Neste ano de 2023 de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Obras que tem como Secretário Francisco Lima, foi informado que prefeitura de Brasileia alcançou um marco significativo ao recuperar 520 quilômetros de ramais, melhorando o acesso e a conectividade das comunidades locais trazendo inúmeros benefícios importantes para o homem do campo.



São ramais que cortam assentamentos do INCRA, áreas de responsabilidade do Governo do Estado, Reserva Extrativista Chico Mendes (Que depende de autorização do ICMBio) e área do município.


Este ano o Governo do Estado por meio do Departamento de Estrada e Rodagens do Acre (DERACRE), e prefeitura de Brasiléia, celebraram o convênio no valor de R$ 500 mil reais.


A Prefeitura do município também investe com recursos próprios em equipes de ramais e pontes, linha de bueiros, combustível e manutenção do maquinário para recuperação desses ramais.


Nesta semana, pelo menos quatro frentes de trabalhos, estão acontecendo nos ramais KM 17, e entre os ramais do KM 18 e 19 (Ramal da Eletra), e no Ramal do KM 59 depois da ponte sobre o Rio Xapuri área de Reserva Extrativista (Resex), onde a Prefeitura de Brasiléia recebeu recentemente autorização do ICMBio para fazer o melhoramento no ramal.


"A recuperação de mais de 500 quilômetros de ramais em 2023, representa o nosso compromisso da prefeitura de Brasiléia com a infraestrutura local. Nossa gestão tem dedicado grandes esforços para tornar nossos ramais trafegáveis, enfrentando desafios, especialmente por possuirmos a segunda maior malha viária do estado. Com a chegada do período invernoso, estamos atuando na remoção dos pontos críticos, reconhecendo a importância desta iniciativa para garantir trafegabilidade na zona rural", destaca a prefeita Fernanda Hassem.


O agricultor Sr. Tonheiro fala sobre os benefícios dos investimentos da Prefeitura de Brasiléia na Comunidade.

"Estou muito feliz em receber as máquinas da Prefeitura de Brasiléia aqui no nosso ramal que traz muitos benefícios pra nós. Eu por exemplo, por causa da idade, estava com dificuldades para sair de casa e muitas vezes quando dava um sereno o carro já não entrava no ramal para vim me buscar ou deixar na cidade. Não sou eu, mas toda a comunidade aqui do ramal, estamos satisfeitos e agradecidos com o trabalho da prefeitura de Brasiléia em nome da Prefeita Fernanda Hassem", disse.


Elielton Pinheiro, enfatiza os trabalhos realizados pela Prefeitura de Brasiléia na comunidade onde mora.


"Eu, como morador dessa comunidade e desse ramal, tenho que reconhecer as melhorias feitas pelos maquinários da prefeitura de Brasileia através da Secretaria de Obras, no nosso ramal e agora também é possível escoar a nossa produção também", pontuou.



0 comentário
bottom of page