Merenda escolar de qualidade é garantida na rede municipal de Brasiléia

Oferecer uma merenda escolar de qualidade a todos os alunos da rede municipal de educação é uma preocupação constante da atual gestão. A Prefeitura de Brasiléia, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), adquire produtos frescos da agricultura familiar para serem utilizados na merenda escolar.

A nutricionista Ildecelia Nascimento, que cuida da elaboração e planejamento do cardápio das escolas municipais, afirma que a qualidade da merenda contribui para melhoria do desempenho dos alunos dentro de sala de aula.

"A gestão da prefeita Fernanda Hassem, tem um grande compromisso com alimentação escolar, por entender que é um instrumento eficaz para a recuperação dos hábitos alimentares adequados e com a segurança alimentar nas escolas. E a aquisição de alimentos dos agricultores tem feito uma grande diferença no enriquecimento nutricional e nas preparações dentro do cardápio escolar", afirmou a nutricionista.

Para o gestor da escola rural Valdomiro Barroso, localizada no km 19, Edson Ferreira, a merenda do Programa de Aquisição de Alimentos está fazendo a diferença na escola, "Para nós da zona rural a merenda está chegando com muita variedade. Estamos servindo uma merenda com sucos naturais, frutas e verduras. Eu quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem, e a Secretária de Educação Luíza Amaral pelo compromisso com a educação, porque sabemos da importância que tem a merenda para os nossos alunos que acordam de madrugada e muitas vezes saem de casa sem alimentação", destacou.

Dora Nascimento, gestora da escola Infantil Vitória Salvaterra, destacou sua satisfação com a boa qualidade da merenda.

"Estamos encerrando o ano muito satisfeitos no que diz respeito à merenda, temos uma merenda de qualidade, onde foi oferecido aos nossos alunos, frutas, verduras e isso enriqueceu bastante a qualidade da merenda. Estamos todos muito felizes e as nossas crianças também, eles mudaram o hábito alimentar e foram incentivados a se alimentar de forma correta. Acredito que os produtores do nosso município também estão contentes, pois 30% foi adquirido da agricultura familiar".

Fazem parte do cardápio diário dos alunos diversos tipos de alimentos como arroz, feijão, salada, carne moída, frango, sopa de legumes, suco de frutas, banana, melancia mamão, banana, abacaxi entre outros produtos vindo do campo, que são preparados com muito zelo e carinho pelas merendeiras em cada escola.

Sabendo dessa importância, a prefeita Fernanda Hassem, faz questão de dar atenção especial à merenda escolar, garantindo sua contrapartida com os recursos necessários para a manutenção da qualidade da alimentação das crianças atendidas pela rede municipal de educação.