CAPS de Brasileia realiza atividade no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Nesta sexta-feira, 18, é celebrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Brasileia realizou pela manhã uma programação especial para os pacientes e seus familiares.

A Prefeita Fernanda Hassem esteve presente na ação e falou da parceria que a Gestão tem com o CAPS. “É sempre uma grande honrar poder estar aqui no CAPS, toda vez que venho me sinto renovada, o cuidado que a equipe tem com os pacientes é nítido e todo esse trabalho podemos perceber nas atividades desenvolvidas por eles”, informou Fernanda Hassem

A programação realizada pelos profissionais da saúde mental teve objetivo foi discutir e enfrentar o preconceito ainda existente contra os usuários dos serviços de saúde mental e, ainda, lembrar a importância de realizar o tratamento desses usuários sem que seja necessário isolá-los, além de apresentar os trabalhos realizados por cada paciente que é acompanhado pelo CAPS.

18 DE MAIO: DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado aos usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.